Conhecer as tendências de marketing impresso para 2019 te ajudará a traçar novas estratégias para o ano que está se iniciando. As possibilidades de marketing cresceu muito nos últimos anos, justamente porque a diversidade entre os públicos cresceu, assim como as ferramentas para se fazer um bom marketing.
Confira agora quais são as maiores tendências nesse setor para 2019.
O marketing impresso ainda é uma das ferramentas mais efetivas
Se você coloca todo seu orçamento em campanhas de marketing digital, repense sua estratégia. Um levantamento feito pelo Content Marketing Institute, com o objetivo de medir o engajamento dos compradores, constatou que os três principais métodos de publicidade paga na América do Norte são: mecanismos de busca (66%); materiais impressos e outros tipos de promoção offline (57%); banners online (55%).
Isso nos mostra que o marketing impresso é tão importante quanto o marketing digital para promover o seu negócio. A dica aqui é dividir seu orçamento, colocando uma parte em publicidade digital e uma parte na publicidade impressa.
Conciliar marketing impresso com marketing digital
Isso é algo que grandes empresas têm feito, mas que também pode ser aplicado em menor escala. Mesmo que você seja uma empresa totalmente digital, nascida e criada na internet, conciliar seu marketing digital com publicidade impressa é uma estratégia que já foi aplicada, fez sucesso e tem ganhado cada vez mais adeptos. Veja o exemplo do próprio Google. Uma empresa que nasceu na internet, vive de internet, mas que faz também publicidade impressa.
A conciliar os dois mundos – online e offline, você atinge um público maior, faz uma comunicação mais completa e deixa claro para o público que sua dedicação para atender às demandas é consistente.
Diversificar seu conteúdo
Diversificar seu conteúdo significa falar de outros assuntos que não sejam apenas sua empresa ou seu produto/serviço. Isso pode ser aplicado de inúmeras maneiras, independente do seu ramo de atuação. Veja o exemplo do McDonald’s, que usa o papel bandeja para passar informações interessantes, curiosidades, dicas e até desenhos para as crianças pintarem enquanto comem.
A Airbnb é outro bom exemplo. Eles criaram uma revista trimestral para os usuários do site e aplicativo, surpreendendo o setor com tanto com a iniciativa quanto com o conteúdo de qualidade.
É necessário seguir todas as tendências de marketing impresso?
Não é necessário seguir todas as tendências para ser bem sucedido na sua área. Nem todas as tendências podem ser viáveis para seu negócio, mas é muito importante que você tenha conhecimento sobre o que está acontecendo no mercado para melhorar seu planejamento, tomar algumas atitudes e fazer as mudanças que achar necessárias.
O mercado está muito mais competitivo do que há alguns anos, e sai na frente quem consegue se destacar com algo que ninguém ainda está fazendo.
Para produzir seus materiais e seguir as tendências de marketing impresso, entre em contato com a Tom Artes.