O catálogo de produtos é muito comum em empresas dos mais diversos segmentos. Ele é um recurso muito útil para apresentar os produtos da empresa para os clientes. E se você está querendo acompanhar as principais tendências de marketing impresso para o próximo ano, vale a pena pensar na possibilidade de elaborar um.
Um bom catálogo de produtos precisa de todo o cuidado na sua elaboração, além de uma alta qualidade de impressão. No post de hoje vamos falar sobre as vantagens de um catálogo de produtos e mostrar como você pode criar um catálogo que vai impressionar os seus clientes e ajudar a concretizar mais vendas. Confira!
As vantagens de ter um catálogo de produtos
O catálogo de vendas é um recurso muito poderoso que pode ser usado nas suas estratégias de vendas. Veja a seguir as suas principais vantagens.
Serve como material de apoio para o pessoal de atendimento e vendas
Com um catálogo, os vendedores e atendentes terão um material com o qual poderão apresentar melhor os produtos aos clientes. Ele poderá conter informações quer irão valorizar a apresentação do produto, aumentando assim as chances de gerar interesse do cliente e aumentar as vendas
Demonstra profissionalismo
Um bom catálogo passa para o cliente uma imagem de profissionalismo e credibilidade. Se você quer passar uma imagem de confiança para o público, deve se preocupar com a apresentação de todos os seus materiais impressos, inclusive o catálogo de produtos. Lembre-se que esse pode ser um dos primeiros contatos de muitos com a sua empresa.
Personalização
A identidade visual de uma empresa é uma parte muito importante dela e o catálogo pode ser personalizado com essa identidade visual. Além disso, ele também pode ter diferentes tamanhos de acordo com a quantidade de produtos que for exibida nele. Você pode até mesmo optar por um catálogo para cada categoria de produto.
Uma loja de informática, por exemplo, pode ter um catálogo para hardware, outro para periféricos e outro para máquinas pré-montadas.
Criando um catálogo para aumentar as vendas
Os benefícios de ter um catálogo são válidos para empresas de qualquer porte. Mas para que ele seja efetivo, o impresso precisa ser bem elaborado e feito com materiais de qualidade.
Por isso agora vamos falar sobre o que o seu catálogo precisa para passar uma boa imagem da empresa e ajudar a aumentar as vendas.
Imagens de Qualidade
Uma das maiores vantagens do catálogo é a possiblidade de mostrar um produto para o cliente sem precisar ter ele no local. Por isso o catálogo deve ter imagens de boa qualidade, que permitam ver o produto com clareza e, se possível, de diferentes ângulos.
Informações Relevantes
A escolha das informações contidas no catálogo também deve ser feita com cuidado. Elas devem ser resumidas, mas ainda assim passar dados que sejam de interesse do cliente como características técnicas, vantagens e uma breve descrição.
Por ser um material de apoio, ele deve ser conciso, objetivo e ter a ver com a identidade da empresa. Busque equilibrar todos os elementos de forma que o catálogo seja impactante, mas sem excesso de texto ou imagens. Se o seu catálogo parecer mais um livro, ele dificilmente vai despertar o interesse de alguém.
Informações Organizadas
De nada adianta ter um catálogo com boas informações se elas não estiverem bem organizadas. Padronize a disposição das informações para que os vendedores tenham facilidade para encontrar o que precisam sem ter que ficar procurando na frente dos clientes. Um índice no início também pode facilitar muito na hora da busca por produtos.
Um bom Design
Um material com um bom design mostra que a empresa preza pela sua imagem e se importa com cada detalhe das suas vendas. É preciso evitar não só o excesso de informações, mas também cores e elementos visuais mais pesados que podem acabar prejudicando o design do material.
Lembre-se que o foco deve ser nos produtos, então deve haver um equilíbrio entre a identidade visual da marca e o que será apresentado no catálogo.
Impressão de Qualidade
De nada adianta ter um catálogo bonito e bem elaborado se ele for impresso em material de baixa qualidade. Esse é um material que será muito manuseado e pode se danificar rapidamente. Mas não seria nada legal apresentar para os clientes um material desbotando ou com partes soltando, não é mesmo?
Uma boa impressão é algo que definitivamente não pode ser deixado de lado na hora de fazer o seu catálogo de produtos. Esse é um item que, caso seja deixado de lado, pode comprometer todo o resto do trabalho.
Para a impressão do seu catálogo, opte por uma gráfica de confiança, que trabalhe com bons materiais e tenha compromisso com os seus clientes.
Se você quer aumentar as vendas da sua empresa e está em busca de uma boa gráfica para fazer os seus catálogos, conte com a Tom Artes. Somos uma gráfica com 40 anos de experiência no mercado que trabalha oferecendo impressões de primeira qualidade. Confira os nossos produtos e confira as suas principais vantagens!